a importancia da limpeza dos dutos de ar condicionado

Você sabia que a falta de limpeza adequada no seu ar condicionado pode interromper a passagem do ar, além de ocasionar outros problemas? Descubra no artigo a seguir a importância da limpeza dos dutos do ar condicionado.

A manutenção do seu ar condicionado é de extrema importância para o seu bom funcionamento.

Com a manutenção adequada, o equipamento tem maior durabilidade, e além do aumento da sua vida útil, também é expandida a qualidade dos seus benefícios.

Quando os dutos do ar condicionado não recebem a limpeza propriamente, pode se tornar uma morada ideal para bactérias e fungos, gerando a contaminação do ar.

Em locais de maior movimentação, com capacidade de maior lotação, como shoppings centers, cinemas, teatros e especialmente hospitais, a limpeza deve ser realizada religiosamente para que o ar não seja contaminado em sua circulação.

Muitas empresas ou mesmo pessoas que mantêm ar condicionado em casa protelam a limpeza dos dutos do ar condicionado por economia, mas isso pode acarretar em danos ao seu aparelho e prejuízos posteriores.

Saiba quais são os sinais de que os dutos do ar condicionado precisam de limpeza e identifique-os.

Conta de energia mais alta do que o normal

A falta de limpeza nos dutos do ar condicionado podem bloquear a passagem do ar, o que força o equipamento a trabalhar mais.

Consequentemente, seu funcionamento irá consumir mais energia, e isso é refletido no aumento da conta de luz.

Se você observou um aumento desproporcional da conta, pode ser um sinal de que o seu ar condicionado precisa de uma limpeza.

Cheiro forte

Um cheiro forte proveniente do ar condicionado pode ser indício de mofo e bolor. Se eles se proliferam dentro dos dutos, podem causar danos graves à qualidade do ar e à saúde de quem estiver no ambiente.

Se a limpeza for negligenciada e o problema avançar muito, pode ser necessária até mesmo a substituição do duto.

Pó saindo pelas saídas de ar

Se a poeira é jogada pelas saídas do ar condicionado, é sinal de que os dutos podem estar muito sujos, já com risco de contaminação do duto.

É indicado remover uma parte da canalização em uma saída e observar se há algum fungo visível, além de solicitar a visita de um técnico o mais rápido possível.

Umidade nas saídas de ar

Se houver goteiras no ar condicionado enquanto ele estiver ligado, ou a saída de ar estiver úmida, pode ser que o mofo esteja prejudicando o funcionamento do ar condicionado.

O filtro pode estar entupido, o que é resolvido com a substituição. Caso contrário, o problema pode ser nos dutos, e eles devem receber uma limpeza adequada.

Os riscos de contaminação e a importância da limpeza dos dutos do ar condicionado

Existem muitos riscos de contaminação e doenças que são transmitidas pelo ar, e por isso é imprescindível manter o ambiente limpo e constantemente higienizado.

Devido a essa importância, o Ministério da Saúde exige a limpeza mensal dos aparelhos de ar condicionado em empresas.

Garanta a longevidade do seu equipamento e promova um ar de qualidade para si e para as pessoas que trabalham ao seu redor. Invista na limpeza constante dos dutos do ar condicionado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CAPTCHA