A importância do SPDA

Você já ouviu falar do SPDA? Sabe para que serve e quais suas funções?

O Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas é um componente importante para edificações, construções e estruturas industriais de qualquer tipo, pois tem papel fundamental na segurança da estrutura e das vidas que trabalham ou vivem sob ela.

Para entender melhor a importância do SPDA e o que ele significa, continue lendo.

O que é SPDA?

O Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas é um sistema composto de elementos que captam, conduzem e dissipam as descargas atmosféricas, evitando danos à vida, materiais e estruturais, como incêndios, explosões e choques elétricos.

Os captores entram em contato direto com o raio, absorvendo sua descarga enquanto os condutores levam a descarga atmosférica até o solo, onde a malha de aterramento garante a dispersão da energia, basicamente anulando qualquer risco oriundo de descargas elétricas diretas e indiretas.

Se eu não tiver um SPDA, o que pode acontecer?

As descargas atmosféricas produzem campos eletromagnéticos de alta intensidade, que causam sobrecarga de corrente e pico de tensão em qualquer estrutura condutora, principalmente nas que contém componentes metálicos.

Vigas e pilares estruturais podem receber essa tensão e causar danos à estrutura de uma edificação, danos também a dispositivos elétricos, eletrônicos e de comunicação e, claro, causar choques que podem ser letais à pessoas e animais.

Os efeitos de uma descarga elétrica podem ser sentidos em até 5 km a partir de onde houve a incidência, afetando toda a rede elétrica de empresas, indústrias e edificações.

Dentre os grandes riscos de não haver um SPDA devidamente instalado, estão danos às estruturas físicas, como rachaduras e focos de incêndio; possibilidade de incendiar combustíveis; interrupção do fornecimento de energia capaz de comprometer equipamentos elétricos e eletrônicos, bem como maquinário; possibilidade de derretimento de condutores elétricos e perfuração de chapas metálicas por calor.

Por que o SPDA é tão importante

Os riscos e efeitos de descargas elétricas advindas da atmosfera podem ser extremamente graves, desde comprometimento de partes estruturais da construção até, em casos extremos, de morte de pessoas que acabam tendo contato com algum condutor de descarga.

Raios podem, sem dificuldade, romper concreto até alcançar vigas e pilares, com possibilidade de deterioração do aço, causando torções e deformações que comprometem a estrutura.

Eles também possuem alto poder de ignição, ou seja, ao se manifestar em qualquer reagente, pode causar explosões e incêndios, afetando toda a área ao redor e podendo se alastrar rapidamente.

Com todos esses potenciais riscos, a importância de se ter um SPDA dentro das normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) é enorme, fundamental para a segurança e proteção da edificação, seus arredores e pessoas que vivem ou trabalham nela.

É de suma relevância ressaltar que, em muitos casos, ter um SPDA pode ser uma questão de obrigatoriedade por lei (em casos de locais com grande fluxo de público ou que prestam serviços essenciais, por exemplo) ou exigência de companhias de seguro. Idealmente, todos os tipos de edificação, tanto residenciais quanto comerciais ou industriais devem possuir SPDA adequado, de acordo com as normas do Corpo de Bombeiros.

Leia também: O que é SPDA e como identificar o melhor tipo?

SPDA é exigido por lei?

Você sabia que um projeto de SPDA pode salvar sua empresa?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CAPTCHA