Há dias sem energia elétrica, recursos federais serão destinados ao estado para locação de geradores e combustível.

No último dia 03, Macapá sofreu com uma tempestade e também uma explosão que comprometeu os transformadores de uma subestação. Com isso quase 90% da população do Amapá (13 dos 16 municípios) ficou sem energia elétrica e até o momento ainda se encontra com problemas.

A falta de energia automaticamente afetou também o sistema hidráulico, causando falta de água encanada, mineral e gelo. Com a energia ainda não restaurada em sua totalidade, a população sofre com a falta de serviços básicos.

apagão no Amapá

 

Possível causa do apagão

Até o momento foi emitido uma constatação preliminar que informa que o problema se deu em uma das buchas do transformados. Além disso, faltava na empresa uma brigada de incêndios que pudesse, no momento do ocorrido, fazer a contenção do fogo.

Conforme informação que consta no laudo preliminar, devido ao transformador incendiado, ocorreu uma sobrecarga em outro transformador que também foi danificado. Além desses 2 transformadores, ainda tinha um terceiro, porém já estava sem funcionamento.

No sábado foi concluído reparo em um dos transformadores, permitindo assim, atendimento gradativo à população amapaense. O sistema vem sendo retomado gradualmente, porém em sistema de rodízio. Apesar dessa pequena melhora, a população ainda sofre muito e tem vivido um drama.

Ações para auxiliar à população do estado

Por meio de duas portarias, o Ministério do Desenvolvimento Regional decretou a liberação de R$21,6 milhões para o estado do Amapá. O dinheiro será destinado à compra de combustível e aluguel de geradores, para serem utilizados no rodízio de energia que ocorrem no estado. Com os aparelhos, a expectativa é que se tenha aumento da quantidade de energia destinada à população, principalmente porque 89% da população do Amapá contam com esse sistema. Os geradores são usados como ação paliativa, mas todos continuam buscando meios de retomar a operação da unidade o mais breve possível, para que possa amenizar os problemas da população.

Além das ações para auxiliar à população, muito tem sido feito para que se possa apurar com rigor, a responsabilidade dos envolvidos. O inquérito ainda em andamento ainda não tem prazo para conclusão. Com isso, não se pode afirmar com toda certeza qual foi a causa do problema. Documentos e provas foram recolhidas do local para auxiliar na identificação dos responsáveis.

Importância da manutenção de transformadores

Transformadores são dispositivos usados para abaixar ou aumentar a tensão e a corrente elétrica. A manutenção de transformadores além de gerar economia de recursos, pois assim se pode antecipar defeitos e possível necessidade de substituição; tem como função evitar transtornos maiores como falhas e desligamentos inesperados. Além de impedir o mau funcionamento dos transformadores, a manutenção preventiva pode impedir acidentes mais graves, como explosões dos transformadores.

Esses desligamentos podem causar blackouts em determinada região, afetando toda sua população. Para as empresas, a falta de energia atinge diretamente o funcionamento de máquinas, gerando atrasos na produção ou mesmo na entrega de um trabalho. Importante ressaltar que inclusive a internet é afetada e fica reduzida com a falta de energia.

Com a manutenção preventiva de transformadores, podemos nos antecipar ao problema e automaticamente corrigi-lo antes que gere transtornos maiores.

Cuide do seu patrimônio! Invista na manutenção preventiva de transformadores!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CAPTCHA