Brasil_ um dos países onde mais caem raios no mundo

Talvez você já tenha ouvido falar que o Brasil é um dos países com a maior incidência de descargas elétricas do mundo, e é verdade. Mas por quê?

Segundo levantamento do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), caem cerca de 78 milhões de raios em solo brasileiro anualmente, causando acidentes fatais, ferimentos graves e prejuízos que podem somar até 1 bilhão de reais.

Diz-se que, só o Cristo Redentor, situado no Rio de Janeiro, é atingido pelo menos seis vezes em um período anual.

Para entender melhor o alto número de raios que caem no país, continue lendo.

Por que a incidência de raios é tão alta no Brasil?

Para entender o motivo, primeiramente se faz necessário entender como os raios são formados: o atrito entre partículas encontradas em nuvens produz na atmosfera os acúmulos que se transformam em descargas elétricas.

As nuvens que produzem raios geralmente são as de tempestade, muito comuns no país.

O Brasil, o país tropical de maior extensão do mundo, conta com, além de vasto território, o clima ideal para formação de tempestades, visto que nos trópicos a probabilidade de tempestades é maior que em climas mais amenos.

Estes dois fatores contribuem diretamente com o número assustador de quedas de raios por aqui.

O que causa tantos raios?

Existem elementos climáticos ligados diretamente à quantidade de raios e, dentre eles, dois de grande destaque são a formação de “ilhas de calor” e a poluição, principalmente em áreas muito urbanas.

O aquecimento global também tem muita influência, bem como os fenômenos El Niño e La Niña.

O El Niño se trata do aquecimento anormal das águas do Oceano Pacífico Tropical, afetando as chuvas de regiões tropicais e o fenômeno La Niña é o oposto, se tratando do resfriamento anormal das águas do Pacífico Tropical Oriental e Central.

Os períodos do ano com maior número de precipitações e, consequentemente, de incidência de raios é durante a primavera e o verão, ou seja, de setembro até março.

Como se proteger dos raios?

Um raio que atinge uma região próxima à rede elétrica pode causar uma força intensa na corrente, podendo atingir níveis até mil vezes mais fortes de potência do que o valor comum dela.

As medidas de proteção em caso de tempestade sugeridas pela Defesa Civil da Confederação Nacional de Municípios (CNM) são simples e podem ser decisivas para evitar acidentes:

Fora as medidas a serem adotadas dentro de casa, outras recomendações também são de extrema importância:

Seguindo todas as orientações, os riscos são diminuídos veementemente. Se você mora em edificações residenciais ou trabalha em prédios comerciais, verifique a existência de um SPDA eficiente.

Leia também: Você sabia que um projeto de SPDA pode salvar sua empresa?

A importância do SPDA

O que é SPDA e como identificar o melhor tipo?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CAPTCHA