fbpx

O que é Chiller?

chiller hvac

Chiller é o equipamento mais importante de um sistema de água gelada. Sua principal função é refrigerar a água do sistema. Essa água gelada produzida tem como objetivo resfriar o ar, equipamentos ou produtos conforme sua necessidade.

Quando se fala em Chiller, é necessário que se tenha um sistema que funcione adequadamente, e assim, ser possível obter um projeto dimensionado corretamente. Sua capacidade de refrigeração vai depender de fatores, tais como: diferencial temperatura, vazão água, temperatura ambiente e outros. Sua capacidade de refrigeração é medida em Tonelada Refrigeração – TR. Cada TR equivale à 12.000 BTUs.

Com alta tecnologia, os Chillers proporcionam segurança e melhor desempenho ao sistema. Sua instalação para que seja de forma adequada, precisa ser feita por profissionais capacitados. E tão importante quanto, é ter uma manutenção preventiva realizada também por empresas especializadas.

Uma instalação adequada e manutenção preventiva de qualidade, gerarão uma enorme redução no consumo de energia e com excelente custo x benefício.

O que é HVAC?

A sigla é derivada de um termo inglês que em português significa Aquecimento – Ventilação – Ar condicionado. São mecanismos de climatização que juntos formam um conjunto que garantirá, principalmente, o conforto térmico de todos no ambiente e também uma melhor qualidade do ar.

Seu principal objetivo é oferecer aos usuários do ambiente, a sensação de bem-estar, independentemente da quantidade de pessoas existentes. O sistema HVAC oferece uma estabilidade aos ambientes que precisam de níveis altos de controle de tudo que envolve o ar.

Para entender melhor, vamos detalhar o que cada letra representa no sistema:

H – Tem a função de aquecimento e a responsabilidade de manter a temperatura estável nos dias mais frios.

V – Trata da ventilação e tem como principal objetivo cuidar da renovação do oxigênio. Faz a circulação do ar, retira impurezas e odores do ambiente. Também impede que a concentração de CO2 no ambiente aumente.

AC – Dizem respeito ao ar condicionado e tem como objetivo controlar a temperatura e fazer a refrigeração e ventilação do ambiente. Através dos filtros que são inseridos, realizam a retirada de todas as impurezas prejudiciais à saúde humana.

Tipos de Chiller

No mercado podemos encontras Chillers com condensação à ar, com condensação à água e de absorção.

Condensação à ar – são equipamentos compressores Parafuso e Scroll. Os compressores Scroll são encontrados em equipamentos de 12TR à 150TR (em média). Já os compressores Parafuso são encontrados em equipamentos de 100TR à 350TR (em média). O custo do equipamento e sua robustez são as principais diferenças entre os compressores.

Condensação à água – As opções mais utilizadas são equipamentos com compressores Centrífugos e Parafuso. Os compressores Parafuso são encontrados em equipamentos de 100TR à 600TR (em média). Já os compressores centrífugos são encontrados em equipamentos de 300TR à 2000TR (em média). A principal diferença entre os compressores está na eficiência e capacidade de refrigeração do equipamento.

De absorção – Um pouco menos utilizado no Brasil, o Chiller de Absorção é alimentado por calor, ou seja, vapor de água, queima de combustível, gases de exaustão e água quente. São divididos em de queima indireta e queima direta. Essa diferença se dá de acordo com a forma de calor absorvida.

Benefícios do Chiller – HVAC

Indicação