Com aumentar a vida útil de um grupo gerador

Se antecipar aos possíveis problemas com manutenções preventivas, é a forma mais adequada de aumentar a vida útil de geradores!

A energia elétrica está sempre presente em nosso dia a dia, não é verdade? Seja em nossa vida pessoal, nos estudos, no trabalho, nos passeios, a energia elétrica se faz presente e muito necessária.

As empresas, condomínios, hospitais, shoppings ou indústrias, em algum momento já sentiram os reflexos da falta de energia e perceberam que não tem como conviver com esse problema. Com queda ou falta de energia a produção ou atendimento ao cliente ficam comprometidos e por isso, se faz necessário a utilização de outra fonte de energia até que tudo seja restabelecido.

Hoje em nosso BLOG daremos algumas dicas de como aumentar a vida útil do um grupo gerado. Confira!

O que é um gerador de energia e qual a sua importância?

Gerador é um sistema que faz a conversão de diferentes formas de energia, seja ela mecânica, solar ou química em energia elétrica.

Em indústrias de alta performance, as etapas produtivas, sem exceção, têm como finalidade otimizar resultados. Por isso, qualquer interrupção de energia pode gerar uma série de atrasos e automaticamente prejudicar seu desempenho.

Felizmente, os geradores têm o potencial de prevenir esses danos, pois, com seu uso podemos manter o funcionamento do maquinário nos momentos de queda de energia. Além disso, os geradores também podem ser usados em áreas distantes que possuem falhas na transmissão da energia elétrica.

Os geradores são indispensáveis em áreas que tem muita demanda de energia elétrica, ou seja, locais que uma interrupção na transmissão de energia elétrica por trazer sérios problemas, como por exemplo em fábricas ou hospitais.

Mas como escolher o gerador adequado?

Sua principal função é transformar tipos de energia em eletricidade, por isso, temos disponíveis no mercado, tipos de combustíveis que são adequados a cada situação.

O mais importante é que seja feito um bom projeto, onde serão identificadas suas necessidades principais e automaticamente, qual o combustível que melhor atenderá a demanda do seu negócio. Os tipos de combustíveis são gasolina, gás ou diesel.

Após avaliar toda a necessidade, já é possível determinar o melhor gerador para sua demanda. Mas um questionamento muito frequente de nossos clientes é qual a vida útil de um grupo gerador. Ter ciência dos fatores que podem afetar o tempo de vida do equipamento e adotar medidas de prevenção são as formas mais adequadas para preservar o equipamento.

Dicas para melhorar a vida útil de um gerador

O óleo não é apenas um lubrificante, também funciona como um resfriador. Por isso se faz necessário se atentar ao seu nível no gerador. Baixo volume de óleo pode elevar a temperatura do motor e causar superaquecimento em casos de muito esforço, possibilitando risco para funcionários, a empresa e o equipamento.

Os ruídos do seu equipamento são excelentes para saber como anda seu equipamento. Normalmente, ruídos em excesso, surgem quando existe algo fora do normal. Por isso, é preciso se atentar ao barulho normal do equipamento para que seja possível identificar alguma alteração e solicitar imediatamente a empresa responsável pela manutenção.

O combustível utilizado merece sua atenção, pois, em determinados casos, se armazenado por mais tempo que o ideal, pode ficar pouco eficiente e causar problemas para o equipamento e assim, interferir em sua vida útil.

Além disso, o tipo de combustível também é muito importante. É muito importante que seja utilizado o correto, seja ele gasolina, gás ou diesel.

Utilizar componentes de qualidade afeta diretamente na vida útil do equipamento, por isso, antes de adquirir peças para a manutenção, pesquise a qualidade e confiança do seu distribuidor.

Um doa fatores que mais afetam a vida útil de um gerador é sua manutenção periódica. Com a manutenção podemos prevenir possíveis falhas e agir automaticamente. Por isso fazer uma manutenção mensal ou bimestral é tão importante.

Sempre orientamos que seja contratada um plano de manutenção de uma empresa especializada e assim seja possível garantir o serviço realizado e utilização de peças de qualidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CAPTCHA