Dicas de como fazer a manutenção de geradores

Quando falamos em manutenção de geradores de energia precisamos ficar atentos, pois essa manutenção sendo feita corretamente, irá garantir um aumento de sua vida útil e a boa funcionalidade do equipamento.

E apesar dos geradores serem equipamentos relativamente simples e com poucas partes móveis, eles possuem componentes sensíveis que precisam de cuidados com regularidade.

Hoje em nosso BLOG mostraremos a importância da manutenção de geradores e como fazer essa manutenção. Confira!

Com a concorrência cada vez mais acirrada, tanto no mercado nacional quanto no internacional, é essencial que as empresas funcionem plenamente. E comprar ou alugar um grupo gerador de energia é de extrema importância, pois, assim garantem que ocasionais falhas de fornecimento de energia não afetem seu funcionamento.

Mas o que precisam se atentar é que não basta apenas ter o grupo gerador, pois para garantir seu pleno funcionamento se faz necessário ter uma manutenção correta e regular.

Qual a importância da manutenção de geradores de energia?

Uma manutenção adequada e regular garantirá que o grupo gerador funcione com plena capacidade, sempre que precisar ser acionado. E para que essa manutenção ocorra com sucesso é importante que seja feita por profissionais especializados, qualificados e com conhecimento técnico. Só esses profissionais estarão aptos a identificar se o equipamento necessita de algum reparo ou troca de alguma peça.

A manutenção de geradores irá assegurar uma vida útil maior ao equipamento e também uma redução dos gastos com possíveis falhas. Por isso, contrate uma empresa que tenham uma equipe de profissionais altamente qualificados, treinados e que possam garantir o pleno funcionamento do equipamento.

3 Tipos de manutenção de grupo gerador

Manutenção preventiva – tem como finalidade evitar desgastes de alguma peça ou componente do gerador. É recomendado que a manutenção preventiva seja realizada mensalmente, pois assim, o especialista poderá identificar algum componente que esteja danificado e fazer a devida reposição antes que o mesmo afete o funcionamento do equipamento.

Manutenção preditiva – é efetuada quando um equipamento atinge um tempo/horas de funcionamento e precisa ser substituído.

Manutenção corretiva – necessária quando o gerador apresenta algum tipo de problema ou defeito que prejudique seu funcionamento.

Como fazer a manutenção de um gerador?

É sempre importante reforçar que a manutenção de geradores de energia precisa ser realizada por profissionais capacitados e especializados. Um conserto sem o conhecimento adequado pode causar danos irreversíveis ao equipamento, e consequentemente, prejuízo.

Cumprida em etapas, a manutenção de gerador é realizada diária, semanal, mensal, semestral e anualmente. Além disso em intervalos de funcionamento de 250 a 500hrs.

Manutenção diária – diariamente os níveis do óleo do cárter e do combustível precisam ser verificados, e se necessário for, completados. A tubulação de ar e o aquecedor de refrigerante também precisam ser observados diariamente. Além de inspecionar peças danificadas ou soltas, carbono, poeira acumulada, corrosão ou possíveis vazamentos.

Manutenção semanal – higienizar o filtro de ar, realizar a drenagem da água no tanque ou filtro e tensão do carregador de baterias são algumas ações que precisam ser feitas semanalmente.

Manutenção mensal – verificar a tensão da correia para identificar desgastes, analisar o líquido do arrefecimento e avaliar a checagem da existência de corrosões ou folgas são algumas ações que precisam ser feitas mensalmente.

Manutenção semestral – com o objetivo de identificar sinais de desgaste, semestralmente é observada a ligação das mangueiras dos radiadores. O filtro do combustível, o filtro de refrigerante e o filtro de ar devem ser trocados e o cárter de respiro higienizado.

Manutenção anual – sistema de refrigeração anualmente precisa passar por uma limpeza completa.

As manutenções em geradores precisam ser periódicas para se possa evitar diversos problemas que afetam o funcionamento do equipamento e automaticamente surgem gastos com reparos. Por isso, sempre reforçamos a importância dos geradores receberem atenção adequada e assim, continuarem operando com qualidade por muito tempo.

Como funciona um plano de manutenção de geradores?

Um plano de manutenção de grupo gerador pode ser realizado com o equipamento em pleno funcionamento e antes mesmo de apresentar algum defeito. Ou em um equipamento que já apresentou algum defeito. Sempre com o objetivo de otimizar e preservar seu funcionamento.

O técnico responsável faz uma série de tarefas identificando algo que possa danificar alguma peça ou mesmo o grupo gerador. Com isso, podemos ver a importância de uma manutenção preventiva. Se antecipar ao problema e efetuar os reparos necessários sem que o equipamento tenha sofrido nenhum dano, evita transtornos e gastos desnecessários.

É certo que essa manutenção não pode ser realizada por pessoas despreparadas. É de suma importância que o gerador seja avaliado por um profissional especializado com experiência e conhecimento do tipo de motor.

Os fatores primordiais avaliados no plano de manutenção de geradores, normalmente são referentes ao nível da produção de energia, ao estado e integridade dos componentes e das peças do equipamento, sujeiras ou resíduos no tanque de combustível ou em outra parte do motor e o tempo que o equipamento consegue fornecer energia até que seja feito o reabastecimento.

Veja uma lista um pouco mais detalhada do plano de manutenção de geradores:

O plano de manutenção é uma excelente opção para empresas que se preocupam em se antecipar ao problema. Manutenção preventiva é a melhor forma de evitar transtornos e gastos elevados e desnecessários. Pense nisso e contrate agora uma empresa de manutenção em grupo gerador.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CAPTCHA