Dicas de eficiência energética em empresas

Dicas de eficiência energética em empresas

O custo da eletricidade aumentou a um ritmo alarmante nos últimos anos e, ao mesmo tempo, o desejo de melhorar a eficiência energética cumprindo as obrigações ambientais nunca foi tão alto quanto agora.

Com isso, muitas organizações estão procurando meios de economizar energia, reduzir as emissões de CO2 e também, economizar dinheiro em despesas como ar condicionado, refrigeração, tratamento de água e outros serviços necessários para a operação de uma empresa ou organização.

Apesar da complexidade do gerenciamento total de energia, existem algumas estratégias muito simples que podem ajudá-lo a reduzir o consumo de energia da sua empresa.

Veja algumas dicas que podem ser aplicadas que ajudarão a reduzir gastos e atingir resultados eficientes de eficiência energética.

Para reduzir sua conta de energia elétrica, o primeiro passo é descobrir quais atividades consomem mais energia e, portanto, são os gargalos da conta, bem como quais podem ser reduzidas sem afetar as operações da empresa. Confira nossas recomendações.

1.Realize um diagnóstico de uso de energia

Examine quais áreas de sua empresa consomem mais energia e determine onde os custos podem ser reduzidos. Se a energia é essencial para o funcionamento de equipamentos prioritários, não seria aqui a melhor estratégia de redução de custo, correto?

É possível implementar ações de consumo consciente de energia em escritórios, restaurantes, instalações sanitárias, entre outros locais. Assim, para um diagnóstico preciso, é necessário examinar quais departamentos consomem mais energia e onde ações de controle podem ser implementadas.

2.Estabelecer prioridades

Existem algumas áreas em que é impossível reduzir o uso de energia sem comprometer os resultados da empresa. Eles não precisam ser o foco de um programa de redução do consumo de energia elétrica, pelo menos não em um primeiro momento.

Por outro lado, os escritórios e demais instalações da empresa são priorizados em um programa de melhoria da eficiência energética. Nesse caso, use as seguintes medidas para economizar na conta de luz:

  • Instalação de sensores de presença, garantindo que luzes se apaguem quando ninguém estiver presente;
  • Orientação da equipe para evitar desperdícios;
  • Substituição das lâmpadas incandescentes comuns por lâmpadas LED mais econômicas;
  • Priorizar o uso de iluminação natural em seu ambiente.
  • Em escritórios e outros espaços climatizados, manter os equipamentos em temperatura adequada, fechar portas e janelas e realizar manutenções de rotina;
  • Verificar o funcionamento e as condições de equipamentos como freezers e refrigeradores;
  • Dar preferência a produtos com selo do Programa Nacional de Conservação de Energia.

3.Promover Mudanças Estruturais

É fundamental promover algumas mudanças estruturais, além de reduzir gastos em áreas que não são prioritárias para a organização. Por exemplo, quando uma empresa exige temperatura constante, o isolamento térmico é uma opção viável com relação custo-benefício favorável.

4.Gerencie as alterações

Após determinar as áreas de maior e menor consumo, bem como determinar quais são os conjuntos prioritários de sua empresa, balanceie as mudanças. Por fim, os recursos disponíveis nem sempre permitem transformações imediatas em todas as áreas.

Por isso, é fundamental estabelecer prioridades e iniciar mudanças, bem como estimular uma nova cultura de economia de energia dentro da empresa. Como as mudanças iniciais resultam em custos mais baixos, os recursos economizados devem ser direcionados para novas iniciativas para melhorar a eficiência energética.

5.Investir em fontes alternativas de energia

Após implementar todos os procedimentos capazes de melhorar a eficiência energética de sua empresa, a melhor forma de economizar com energia elétrica é investir em fontes alternativas de energia.

Uma opção é investir em energia solar, que pode ser utilizada na forma de energia térmica (para o aquecimento de água e outros fluidos industriais) ou energia fotovoltaica (sistema que capta a radiação solar e a converte em energia elétrica).

No segundo cenário, a empresa pode até vender seu excesso de energia para a rede, resultando em reduções significativas de custos. No entanto, é fundamental que a indústria tenha espaço disponível para a instalação de painéis fotovoltaicos em local ensolarado.

6.Contratação de empresa especializada

Várias são as possibilidades para que a eficiência energética de sua empresa melhore. Trata-se de uma atitude crucial tanto para a competitividade no mercado, tanto para garantir ousa racional dos recursos naturais, preservando assim, a sustentabilidade do seu negócio.

Contar com a expertise de uma empresa especializada pode fazer uma grande diferença nesse processo de redução de gastos com energia elétrica.

A Ampher Engenharia Elétrica está pronta para oferecer as melhores soluções de eficiência energética para que sua empresa atinja seus objetivos.

Acesse nosso site pelo link https://www.ampher.com.br/ e fale com nossos especialistas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *