eficiencia energetica

Você sabe o que é eficiência energética? Se isso não faz parte da sua estratégia de negócios, você pode estar tendo prejuízos evitáveis. Saiba mais!

É muito importante fazer o gerenciamento do consumo de energia da sua empresa, contando com equipamentos elétricos, freezers, refrigeradores, computadores e as lâmpadas.

Entenda melhor porque se atentar a isso e conheça algumas dicas para eficiência energética satisfatória.

Mas o que é eficiência energética?

A eficiência energética se trata de utilizar os recursos de energia da sua empresa de maneira eficiente, racional e inteligente.

Por exemplo: equipamentos antigos consomem mais energia do que equipamentos novos.

Sendo assim, economicamente, não seria mais vantajoso a longo prazo investir em uma inovação e otimizar o uso dessa energia?

Mesmo que esse não seja o melhor momento para fazer um investimento, use essas dicas para eficiência energética e comece a fazer planos para obter resultados de economia que vão ser duradouros na sua empresa.

Qual a importância de pegar dicas para eficiência energética e adotar essa prática?

A importância está na economia e na sustentabilidade.

Com a eficiência energética, as empresas economizam dinheiro com a economia da energia e auxiliam também na preservação do meio ambiente, reduzindo o consumo de eletricidade.

A conta é bem simples e lógica: se você reduzir o consumo de energia todos os dias, a conta de luz vai ser menor.

Ao mesmo tempo, sem o desperdício de energia elétrica, se diminuem as emissões de gases que poluem a Terra e ocasionam a piora do efeito estufa.

Esse debate vem aumentando cada vez mais, sobre a conscientização e ações para reduzir o desperdício de energia em todo o território brasileiro.

Tudo aponta para um futuro não muito distante onde todas as empresas estarão adaptadas a essa realidade. Quanto antes começar, maior o ganho.

Conheça as dicas para eficiência energética que você pode já começar a aplicar na sua empresa.

1- Desligue todos os aparelhos ao sair

Se a sua empresa não possui sensores de presença, é preciso criar um hábito de apagar sempre as luzes quando todos saírem.

Para funcionar, é preciso que isso vire se torne uma rotina e que toda a equipe esteja conscientizada.

Além disso,  é preciso estar atento para que ambientes como depósitos ou qualquer sala que não seja utilizada o tempo todo estejam com as luzes desligadas. Vale também retirar equipamentos elétricos da tomada, já que eles podem consumir energia mesmo não estando em uso.

2- Faça uso de fonte de energia renovável

Adotar energia renovável, como por exemplo a energia solar, é uma opção sustentável, consciente e econômica.

Estudos apontam que empreendedores que adotaram energia solar fotovoltaica tiveram uma redução de gastos de até 83,9%, além de benefícios ambientais nas empresas.

Considere utilizar energia solar, a luz natural é gratuita e eficiente. Se você substituir o teto tradicional por telha translúcida ou claraboia, a necessidade de luz elétrica diminui consideravelmente, além do conforto térmico que o ambiente ganha.

3- Escolha cores claras para as paredes dos ambientes

Pinte os ambientes internos sempre utilizando tons mais claros.

Quanto mais claro for o ambiente, menos luzes precisam ser acesas, além de você precisará de lâmpadas de menor potência. Consequentemente, o consumo de energia é menor.

4- Adapte os seus horários de funcionamento

Toda empresa tem um horário de pico, onde consome o seu auge de energia. Isso varia regionalmente, mas geralmente ocorre nas primeiras horas da noite.

Nessa faixa de horário muitas empresas acabam pagando maiores tarifas de energia do que no resto do dia.

Essas taxas existem justamente para inibir o consumo e consequentemente a pressão no sistema de energia.

A dica, nesse caso, é planejar. Estude um planejamento para que a sua empresa tenha menos atividades concentradas nesses horários de pico.

5- Revise as instalações elétricas

A revisão das instalações elétricas da sua empresa estão em dia?

Instalações antigas são perigosas, podem aumentar riscos de curtos circuitos e até mesmo incêndios, além de provocarem perdas por efeito Joule, ou seja, a conversão da energia elétrica em calor.

Isso aumenta muito o consumo de energia e encarece a conta de luz.

Essa revisão é preventiva e de muita importância.

Através dela é possível analisar se todo o quadro elétrico, tomadas e equipamentos estão compatíveis com a demanda de consumo daquela empresa.

Utilize essas dicas para eficiência energética e comece a adotar uma postura mais sustentável e econômica para a sua empresa. Você verá os benefícios a curto e longo prazo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CAPTCHA