Ampher Solução e Manutenção em Engenharia Elétrica

Whatsapp

(21) 96927-0162

Laudo de aterramento em campo

Laudo de aterramento em campo

Entre as normas técnicas de Segurança do Trabalho que visam proteger os funcionários de acidentes e doenças laborais, destaca-se a necessidade das empresas terem o laudo de SPDA e aterramento. Esse laudo nada mais é que um documento de Sistema de Proteção contra descarga, e é essencial, já que descargas elétricas são comuns em diversos tipos de atividades.
Vale ressaltar que a emissão do laudo de SPDA e aterramento visa minimizar os danos quando uma construção é diretamente atingida por uma descarga atmosférica ou um dos seus efeitos secundários. É importante ressaltar que o Laudo de SPDA e Aterramento devem atender às normas de segurança vigentes no país. No caso do aterramento de máquinas, por exemplo, existem as normas NR 10 e NR 12, que dispõe notadamente sobre o assunto.
O Laudo de SPDA e Aterramento, no caso específico do SPDA, é um documento técnico que deve atender a norma técnica NR 10. Nesse laudo constam informações como o registro de inspeções, verificações e medições realizadas no sistema.
Para estudar a eficiência do sistema, o atendimento à norma e posterior emissão do laudo técnico de aterramento, são executadas as seguintes atividades:
● Medição da resistência ôhmica do aterramento com o uso de um equipamento chamado terrômetro;
● Disponibilização de ART (Anotação de Responsabilidade Técnica);
● Preparação de relatório fotográfico das medidas realizadas;
● Fornecimento de atestado de calibração do terrômetro;
● Elaboração do laudo técnico de aterramento