Ampher Solução e Manutenção em Engenharia Elétrica

Whatsapp

(21) 96927-0162

Manutenção do Sistema SPDA

Manutenção do Sistema SPDA

A manutenção spda é um procedimento necessário para os sistemas de proteção contra descargas atmosféricas. Nos estabelecimentos onde os para-raios são instalados, estes sistemas são responsáveis por absorver grande quantidade de descargas e realizar a manutenção spda anualmente, permite ao cliente ter a tranquilidade de que sua residência, comércio, escola ou seu patrimônio, de forma geral, continuarão protegidos.
Ter o sistema funcionando corretamente assegura, até mesmo, a vida do cliente e de outras pessoas de sua família ou empresa, já que a incidência de raios no Brasil é extremamente alta, e a manutenção spda é que garantirá a eficácia de proteção do sistema.
A manutenção spda não ocorre somente nos equipamentos que ficam instalados externamente à residência ou empresa. Externamente é realizada a manutenção spda para analisar a estrutura e condições de funcionamento da antena para-raios, mas também existe a manutenção spda interna, análise de malhas de aterramento, suportes isoladores, conectores de medição e outros itens que permitem que o sistema não apresente falhas no momento em que uma descarga atingir o local.
Na manutenção spda realizada de forma preventiva, são analisados ainda condições das hastes, se existe aterramento da caixa d’água, nos casos de condomínios principalmente, limpeza dos captores e cabeamento, e a medição ôhmica, que informa ao técnico se a descarga está acontecendo corretamente naquele sistema.
As manutenções preventivas, agendadas periodicamente, são fortemente indicadas para evitar
manutenções corretivas de emergência. Quando as manutenções preventivas são realizadas, o
cliente ganha em economia, tranquilidade e segurança. Após a ocorrência de uma descarga atmosférica intensa, também é recomendado realizar uma vistoria após a chuva, mesmo que a
última manutenção tenha sido realizada há pouco tempo.