Ampher Solução e Manutenção em Engenharia Elétrica

Whatsapp

(21) 96927-0162

Manutenção preventiva e corretiva

Manutenção preventiva e corretiva

Para ter uma operação segura e estável, a manutenção preventiva de SPDA é essencial. Com a manutenção preventiva é possível garantir o funcionamento adequado do sistema.
Assim, é maximizada a segurança da edificação e de todas as pessoas que transitam, residem ou trabalham naquele local.
Uma das principais formas de manutenção preventiva de SPDA é a inspeção, definida pela NBR 5419-3 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT),que consiste em verificar se todo o equipamento está em conformidade com o projeto. É verificado se os componentes dos sistemas internos e externos estão em bom estado e livres de corrosão.
Essa manutenção deve ocorrer durante a instalação do sistema, após a emissão do documento “as built”, após alterações e reparos, ou quando atingida por raio. Também é fundamental fazer uma inspeção visual semestral para buscar pontos deteriorados.
Já a manutenção corretiva é uma atividade de manutenção realizada para superar as falhas ou danos encontrados durante o período de manutenção preventiva. Em geral, a manutenção corretiva não é uma atividade de manutenção programada, porque é feita depois que um componente é danificado e visa restaurar a confiabilidade de um componente ou sistema ao seu estado original.