O que fazer e não fazer em caso de choque elétrico

Acidentes acontecem – essa é uma máxima conhecida por todo mundo e, dentre os acidentes mais comuns, está o choque elétrico.

Muitas pessoas subestimam a capacidade de dano de choques elétricos, muitas vezes resolvendo apenas paliativamente as questões de risco.

É altamente perigoso não tratar de forma séria os choques elétricos e, na hora de um acidente, é de suma importância saber como proceder e o que não fazer.

Abaixo, listamos um guia de dicas para que você esteja preparado para ajudar com segurança e responsabilidade em caso de choque elétrico.

O que não fazer

Existem muitas situações que devem ser evitadas em caso de choque elétrico para assegurar a integridade da vítima e de quem pretende ajudar.

1. Jamais tocar na vítima

Essa é a primeira e maior dica de segurança em caso de choques elétricos. Há condução de corrente de uma pessoa para outra, então qualquer contato pode causar uma tragédia ainda maior.

Mesmo que a fonte do choque elétrico já tenha sido desligada (o que sempre é o primeiro passo), jamais toque na vítima sem o auxílio de materiais não condutores, como borracha, plástico e madeira seca.

2. Em caso de queimadura, não passe qualquer substância

Gelo, manteiga, bandagem… Não use qualquer substância sobre a pele queimada ou bolhas e não abafe o local da queimadura.

É importante que a pele possa respirar e que sejam usadas as substâncias corretas de alívio, que devem ser manuseadas por profissionais capacitados em procedimentos adequados.

É importante também lembrar que não se deve furar bolhas ou remover pele queimada, mesmo que essa esteja descascando.

3. Não mantenha a pessoa perto da fonte causadora do choque

Lembrando, mais uma vez, de não tocar na pessoa sem o auxílio de materiais não condutores, afaste-a da fonte causadora com a ajuda de alguns desses materiais.

Vale puxar e arrastar, se for preciso, para que o dano não seja ainda maior.

O que fazer

Os procedimentos imediatos pré-hospitalares são simples, mas podem ajudar muito e até preservar a saúde da vítima, se executados corretamente e com responsabilidade.

1. Desligue a fonte de energia e chame uma ambulância

O primeiro passo ao detectar o choque elétrico é desligar a fonte de energia. Pode ser desligar disjuntores, tirar aparelhos da tomada e toda e qualquer outra medida para que a corrente seja suspensa imediatamente.

Em seguida, recomenda-se afastar a vítima da fonte usando materiais não condutores e chamar uma ambulância.

Mesmo que aparentemente não tenha sido grave, é extremamente importante passar por avaliação médica pois choques elétricos também podem causar lesões neurológicas e problemas cardíacos.

2. Em caso de consciência, mantenha a pessoa calma

Manter a calma é de extrema importância tanto para a pessoa sendo socorrida quanto por aquela que socorre.

Durante todo o procedimento até a chegada da equipe de socorro, procure manter a pessoa tranquila e transmitir isso à ela, que tudo logo ficará bem.

3. Em caso de inconsciência, adote os protocolos de primeiros socorros

Se a vítima estiver inconsciente e respirando, acomode-a de lado, em posição de segurança.

Se não houver respiração aparente, inicie imediatamente o procedimento de massagem cardíaca e respiração boca-a-boca até a chegada da equipe médica.

 

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

sete + dezenove =