Periodicidade de limpeza dos dutos de ar condicionado site

O uso de ar condicionado em ambientes empresariais sempre foi muito comum, especialmente vindo através de dutos de ar.

Com o passar do tempo e aumento das temperaturas a cada verão, o uso doméstico também vem crescendo cada vez mais.

O uso do ar condicionado proporciona melhores condições de trabalho, noites mais refrescantes e conforto com temperaturas agradáveis.

No entanto, esse uso requer cuidados, como por exemplo estar atento à periodicidade de limpeza dos dutos de ar condicionado.

Quando devo limpar os dutos de ar condicionado?

De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), as doenças respiratórias estão entre as dez principais causas de morte global.

Essas doenças estão ligadas diretamente à qualidade do ar que respiramos.

Assim como em qualquer outro sistema de climatização, os dutos do ar condicionado devem estar com a higiene adequada, manutenção sempre realizada e a operação de controle em acordo com a legislação, tudo isso visando a segurança das pessoas que irão estar no ambiente.

Qual é a periodicidade de limpeza dos dutos de ar condicionado ideal?

A frequência de limpeza dos dutos de ar condicionado será definida pelo técnico responsável, mas alguns municípios e cidades do Brasil contam com leis municipais que preveem essa periodicidade.

É essa limpeza que garante a boa qualidade do ar refrigerado.

A NBR 14679 e 15848 da ABNT são as normas que definem a execução desses serviços que visam a avaliação de limpeza e a higienização.

É prevista a limpeza sempre que for identificado mofo dentro dos dutos, qualquer evidência de contaminação por vermina, material úmido, disseminação de qualquer material particulado proveniente dos dutos para o ambiente interior de modo visível ou quando os dutos apresentarem evidência de concentração igual ou maior a 7,5 g/m2 de material particulado .

Ao ser identificada a necessidade de higienização dos dutos do ar condicionado, ela deve ser executada por profissionais capacitados, respeitando as normas da ABNT NBR 14679.

Por que realizar a limpeza dos dutos de ar condicionado periodicamente?

Sempre vale a pena cuidar da qualidade do ar que você respira, não é mesmo? Isso está ligado diretamente à sua saúde, evitando diversos problemas que podem surgir através do ar contaminado.

Se você for um empresário, isso muda ainda mais de perspectiva, pois não se trata apenas da sua saúde, mas da saúde e bem estar dos seus colaboradores e clientes, além de possíveis prejuízos financeiros provenientes de não cumprir a legislação de forma adequada.

Lembre-se que dentro da sua empresa é você o responsável por oferecer segurança e conforto para a sua equipe e qualquer outra pessoa que ali transitar.

Evite danos ao seu bolso e principalmente danos à sua saúde e à saúde dos seus funcionários.

Realize corretamente a limpeza dos dutos de ar condicionado de forma periódica e necessária para que não haja qualquer risco de contaminação.

Contrate um serviço especializado de limpeza dos dutos de ar condicionado que respeite todas as normas estabelecidas e respire um ar puro e saudável no seu ambiente climatizado!

Leia também: Como dimensionar ar condicionado?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CAPTCHA