Principais problemas de instalações elétricas

As instalações elétricas de qualquer porte não raro podem apresentar problemas técnicos, por motivos variados, gerando riscos e aborrecimentos.

Saiba quais são os mais frequentes e principais problemas de instalações elétricas e fique atento!

Problemas em instalações elétricas podem trazer consequências graves, desde prejuízos com panes e curto circuitos, até mesmo a risco de choque elétrico e incêndios.

A preocupação em prevenir os principais problemas de instalações elétricas deve ser constante, e isso envolve planejamento e a prioridade na contratação de bons profissionais.

Nesse artigo selecionamos alguns dos principais problemas de instalações elétricas.

Confira a seguir.

Profissionais de origem duvidosa

Ao contratar um profissional pouco qualificado para realizar serviços em instalações elétricas, você está colocando a si e ao seu local em risco.

Esses riscos vão desde prejuízos materiais até ameaça a sua integridade física e dos seus funcionários.

É importante se certificar de que o profissional contratado é qualificado, possui curso técnico na área e a sua experiência em assistência elétrica. Lembre-se de que a segurança deve estar acima da economia!

Falta de aterramento

É obrigatório o aterramento em instalações elétricas de qualquer tipo. É isso o que irá garantir a sua segurança na condução de descargas elétricas pelas instalações, prevenindo o risco de choque.

O aterramento também evita que equipamentos eletrônicos entrem em pane ou queimem em efeito de uma sobrecarga.

Falta de planejamento elétrico

Para que as instalações elétricas funcionem bem e sem problemas, é necessário haver um planejamento, com um projeto bem elaborado, feito por profissionais que trabalham nessa área.

Esses projetos cuidam da divisão dos circuitos, melhor local para instalação de tomadas e interruptores, dimensionamento de cabos e mais.

Além de comprometer a sua segurança, a falta de um planejamento com projeto bem feito pode vetar o recebimento de uma indenização por parte da seguradora em caso de qualquer problema, caso a causa desses problemas tenha sido instalações inadequadas.

Materiais de baixa qualidade

Novamente: a segurança tem que estar sempre acima da economia. Optar por materiais de menor custo pode acabar te gerando prejuízo ao invés de economia.

Muitas vezes você pode acabar comprando um material que não possui a certificação devida, e que logo podem não estar de acordo com as normas técnicas exigidas.

Isso afeta o desempenho do seu material e consequentemente a sua segurança.

Invista em material de qualidade e considere isso como parte do planejamento da sua instalação elétrica.

É sempre melhor prevenir um prejuízo do que cobri-lo mais tarde.

Condutores inadequados

O uso de condutores elétricos inadequados à proposta inicial do planejamento pode causar sérios problemas de instalações elétricas, como curtos e um superaquecimento das instalações.

Se um disjuntor for instalado acima da capacidade dos condutores, os cabos não estarão protegidos. As consequências disso podem ser gravíssimas, chegando inclusive a um incêndio.

Para evitar os principais problemas de instalações elétricas, o ideal é estruturar o seu projeto alinhando mão de obra qualificada, material de alta qualidade e planejamento correto.

Considerando tudo isso como prioridade, dificilmente você terá problemas com as suas instalações elétricas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CAPTCHA