fbpx

Qual a hora de fazer uma manutenção no quadro de energia?

Qual a hora de fazer uma manutenção no quadro de energia?

Você pode até não se atentar para isso, mas será que as instalações elétricas do seu condomínio ou empresa estão com a manutenção em dia?

Falhas na instalação elétrica podem trazer sérios problemas como falta de energia, acidentes e até mesmo incêndio.

Por isso, hoje em nosso BLOG falaremos sobre como saber o momento certo de fazer a manutenção elétrica do seu quadro de energia e porque isso é tão importante.

 

Por que a manutenção elétrica é tão importante?

Todo síndico tem diversas preocupações com o objetivo de deixar o condomínio em segurança. Um assunto muito importante é a manutenção preventiva de todos os quadros elétricos existentes. A falta de manutenção pode além de deixar todos às escuras, também pode trazer prejuízos financeiros e até mais graves. Por isso o síndico precisa se atentar para as datas de revisões e manutenções de quadros elétricos e seguir todas as regras necessárias para que toda a rede elétrica funcione perfeitamente.

Tipos de manutenção – Preditiva e Corretiva

Manutenção corretiva – A mais conhecida das manutenções, pois é contratada no momento que ocorre uma falha, seja ela simples como o aquecimento de um cabo que causou um curto circuito ou algo maior que precisará de uma análise mais detalhada. O eletricista precisará identificar o problema, intervir e fazer a troca dos componentes danificados.

Manutenção preventiva – Essa manutenção é a que é feita de tempos em tempos com o objetivo de identificar possíveis falhas e se antecipar à possíveis problemas futuros. São acertos ou trocas que precisam ser feitas periodicamente para se evitar futuras falhas elétricas. Nesse caso, não se faz necessário ter um problema específico no momento, pois a intenção é que com a identificação antecipada, isso não ocorra.

E quando devo fazer a manutenção preventiva?

Conforme a NBR 5410 – Instalações Elétricas de Baixa Tensão, não se define um prazo padrão para que a manutenção preventiva seja feita.  Normalmente se orienta que a manutenção preventiva seja feita pelo menos uma vez por ano, porém em determinados casos pode ser necessária a cada 6 meses. Isso vai depender das condições e complexidade das instalações.  Importante se atentar para a necessidade de modernização para que os condomínios estejam de acordo com as normas atuais da Light. Quando temos a falta dessa manutenção preventiva seu patrimônio corre muitos riscos e para identificar a periodicidade dessa manutenção, leve sempre em consideração o bom senso e analise a vida útil dos equipamentos.

Quem pode fazer essa manutenção?

Em qualquer instalação elétrica deve conter um projeto elaborado previamente e em conformidade com as especificações previstas na NBR 5410 (norma que regulamenta as instalações elétricas em baixa tensão) e NR-10 (segurança em instalações e serviços em eletricidade).

As normas de instalações elétricas são exigentes e variam de acordo com o fornecimento e região, sabendo disso, é correto imaginar que cada instalação exige um procedimento técnico distinto. Por exemplo, a ligação de uma residência uni familiar possuirá entrada individual, diferente de uma ligação de um condomínio ou indústria que deverá possui um projeto com o cálculo de uso e carga. Além de exigir também um painel de entrada de energia elétrica de tamanho e padrões adequados.

Para que sua residência, condomínio ou empresa possam ter toda essa estrutura e conhecimento, é indicada a contratação de uma empresa especializada que faça todo o processo: projeto, homologação, fornecimento, instalação, comissionamento e manutenção.

Muito importante também, procurar uma empresa que certificada pelo CREA (fundamental para a segurança), dessa forma você terá uma empresa qualificada e com profissionais aptos a prestar um atendimento seguro e de confiança, evitando assim, ter um ambiente com fortes indícios de acidentes ou até mesmo incêndios de grandes proporções.

Por que contratar a AMPHER?

A AMPHER é uma empresa que possui soluções completas em Engenharia Elétrica que garante a qualidade, segurança e a aplicação das normas da ABNT para os setores comercial, industrial, hospitalar e residencial (alto padrão).

Nossa equipe técnica garante a instalação correta dos equipamentos, seguindo todos os padrões de segurança. Além de oferecer um programa de manutenção preventiva, buscando sempre evitar imprevistos e prejuízos para seu patrimônio.

Com sede no Rio de Janeiro, temos a solução certa em engenharia elétrica e climatização para diminuir seus custos, aumentar sua produtividade e manter seus equipamentos em segurança e em pleno funcionamento.

Na AMPHER você terá um projeto personalizado, de acordo com as necessidades da sua empresa e dentro das normas vigentes.

Quer mais informações? Entre em contato agora pelo link https://ampher.com.br/ ou pelos telefones (21) 3867-2818 l (21) 96927-0162. Nossos especialistas estão a sua disposição.

.