Qual a importância do PMOC para minha empresa

Antes de concluir a importância do PMOC, é preciso esclarecer todas as dúvidas a respeito: o que é, para que serve, e por que é tão fundamental para a sua empresa?

Desde que a qualidade do ar nos ambientes profissionais se tornou obrigatória por lei, essas são questões cada vez mais frequentes. Entenda mais!

O que é PMOC, afinal?

A sigla PMOC significa Plano de Manutenção, Operação e Controle. Todo edifício que possui ar condicionado precisa de PMOC, desde 1998.

Assim sendo, para ter a certeza de que a climatização no ambiente esteja em perfeito funcionamento, são realizados procedimentos para a verificação da limpeza, manutenção e conservação do ar.

Não importa de qual segmento seja a sua empresa, ela precisa estar em dia com o PMOC caso faça uso de ar condicionado. Esse é o caso de hospitais, colégios, aeroportos, shoppings centers e diversas edificações.

Antes de 2018, apenas aparelhos de maior capacidade necessitavam dessa revisão, mas as leis passaram por uma atualização em 2018 e foi determinado que qualquer proprietário ou locatário precisa se adequar às exigências e a importância do PMOC.

E qual a importância do PMOC?

Respirar é tão natural para nós que muitas vezes negligenciamos a importância do ar que inspiramos.

O objetivo do PMOC é proporcionar um ar de qualidade para as pessoas que transitarem por aquele ambiente. Para isso, não pode haver acúmulo de fungos, bactérias ou demais poluentes que podem acabar sendo muito prejudiciais à saúde.

Investindo em um local arejado, climatizado e com o ar limpo, você garante o bem-estar dos seus funcionários e visitantes, aumentando também a produtividade da sua equipe.

Isso também lhe dará acesso a uma manutenção de prevenção, que vai te proteger contra possíveis defeitos, quebras ou consumo alto de energia elétrica, ou seja, prevenindo a sua empresa contra prejuízos.

E as empresas que não desejam investir no PMOC?

Se uma empresa não estiver em dia segundo os parâmetros da Anvisa e da ABNT, estará sujeita à multa.

Os prejuízos são grandes e o proprietário terá muitos aborrecimentos com a regulamentação.

Além desse transtorno, os funcionários também podem acabar afastados por problemas de saúde, e isso pode gerar processos judiciais por conta do ambiente com ar contaminado.
O que é preciso conter no PMOC?

Ao solicitar o PMOC, é preciso haver uma identificação completa do estabelecimento, o número de pessoas que fazem parte da equipe e dos transeuntes diários, identificação do profissional que irá realizar o serviço, descrição das atividades e locais climatizados.

Qual profissional procurar para realizar o PMOC?

O técnico contratado para esse serviço deve ser habilitado, registrado no órgão regulador e cadastrado no CREA.

Dê preferência para um atendimento profissional capacitado, com experiência e bem recomendado no mercado, para ter a certeza de estar adquirindo um serviço de qualidade, que irá garantir a prevenção de prejuízos e outras dores de cabeça.

Achou nosso artigo produtivo? Comente e compartilhe com seus amigos!

Leia também: Por que minha empresa precisa se preocupar com a PMOC? e Como climatizar um ambiente?

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CAPTCHA