Qual o momento de fazer a manutenção no quadro de energia

Uma falha na instalação elétrica pode causar muitos aborrecimentos e até problemas mais sérios, como um incêndio de grande porte.

A manutenção das instalações elétricas da sua empresa está em dia?

Saiba qual é o momento certo de realizar uma manutenção no quadro de energia de uma edificação.

Por que a manutenção no quadro de energia é importante?

A manutenção no quadro de energia é um assunto de suma importância para o procedimento preventivo de uma empresa, condomínio ou qualquer edificação.

A falta desse cuidado pode trazer aborrecimentos, como a queda de energia, prejuízos financeiros ou mesmo prejuízos à vida.

Sendo assim, é preciso estar atento para que a manutenção no quadro de energia esteja sempre em dia, respeitando as datas de revisões, seguindo também todas as regras necessárias para o perfeito funcionamento de toda a rede elétrica.

Quais são os tipos de manutenção no quadro de energia?

A manutenção mais conhecida é chamada manutenção corretiva, a que ocorre para o conserto de uma falha que já está acontecendo, seja ela simples de resolver ou mais complexa.

O eletricista realiza a manutenção corretiva, e depois de diagnosticar o problema, ele intervém, fazendo os reparos e trocas necessárias.

Já a manutenção preventiva é a mais indicada e a mais responsável, feita de tempo em tempo, sem que haja qualquer falha visível. É com essa manutenção que o eletricista pode identificar um possível problema futuro e evitá-lo. Isso faz com que prováveis incidentes deixem de ocorrer.

É indicado que a manutenção preventiva seja realizada anualmente, mas em alguns casos, dependendo da edificação, é recomendado um prazo de seis em seis meses.

Essa determinação depende da complexidade e das condições das instalações onde está o quadro de energia. A falta dessa manutenção traz muitos riscos ao patrimônio e à segurança das pessoas que por ali transitam.

Quem pode realizar a manutenção no quadro de energia?

É prudente a contratação de uma empresa especializada e consolidada no mercado para fazer todo o processo, projeto, fornecimento, instalação e manutenção.

Em qualquer que seja a instalação elétrica, é preciso haver um projeto elaborado de manutenção no quadro de energia.

Cada instalação traz a necessidade de um técnico diferente. Por exemplo, o profissional que atende uma residência dificilmente será o mesmo que pode atender a uma indústria.

Depende do projeto e do cálculo de uso de carga, do tamanho do painel de energia elétrica e dos padrões de cada local.

Certifique-se de contratar uma empresa certificada pelo CREA, pois assim estará atendido por profissionais qualificados para prestar um serviço seguro e de confiança.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CAPTCHA