Você economiza de todas as formas possíveis, mas mesmo assim sua conta continua elevada? Fique atento! Sua empresa pode estar sofrendo multas devido ao baixo fator de potência.

Não sabe o que isso significa? Hoje em nosso BLOG falaremos sobre FATOR DE POTÊNCIA e como ele pode afetar diretamente na sua conta de luz.

A conta de luz da sua empresa está alta

O que muitas pessoas desconhecem é que sua empresa pode ser multada devido baixo fator de potência. Essa multa ocorre frequentemente e afeta diretamente na parte financeira das empresas. Essa multa pode elevar a conta de luz em mais de 30%, principalmente nas grandes indústrias. Mas não se preocupe! Esse problema pode ser resolvido.

Primeiramente o que é baixo fator de potência?

Podemos dizer que trata-se de um distúrbio de energia que surge quando é produzido um excesso de energia reativa.  Essa energia reativa gera desperdício de eletricidade e por isso, as indústrias são multadas pelas concessionárias de energia.

Toda vez que uma empresa usa uma máquina que utiliza eletricidade, consome 2 tipos de energia: a ativa e a reativa. A que efetivamente efetua o trabalho, é a energia ativa. Já a reativa, não produz trabalho, mas é necessária para o funcionamento dos circuitos. A soma desses 2 tipos de energia resulta na energia aparente, ou seja, aquela que é paga na conta de luz. O ideal é que essa energia reativa seja a menor possível.

Para a medição da eficiência das instalações, as concessionárias de energia utilizam como parâmetro o fator de potência e de acordo com ele, calculam a multa pela má utilização da energia. De forma mais simples, o fator de potência detecta se a empresa opera com eficiência energética boa ou não. Se esse resultado for menor que 0,92 é considerado baixo.

Qual a importância de corrigir a energia reativa excedente?

A correção dos fatores de potência é de suma importância, pois, além de adequar o consumo de energia, evita a aplicação de multas. O cálculo de multa é feito de acordo com a energia consumida no mês, ou seja, ao consumir mais energia com fator de potência abaixo do correto, maior será a multa aplicada ao consumidor.

Por isso, é crucial que se faça um estudo, e sendo necessário, seja realizada a imediata correção desse fator de potência. Com essa correção, a redução se dará na ausência de multa e na redução do consumo excedente.

Sempre mostramos a importância de se fazer uma análise da situação de instalações elétricas. E podemos afirmar que com um projeto em eficiência energética é um investimento simples e que trará um retorno financeiro considerável para sua empresa. Por que pagar mais caro se podemos economizar energia e evitar multas?

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CAPTCHA