Vantagens e desvantagens do ar condicionado inverter

O Brasil é um dos maiores países tropicais do mundo e o clima costuma ser muito quente do período de fim de ano até o primeiro trimestre, quando o calor começa a ceder e dar espaço para o clima outonal.

O uso de ar condicionado é quase uma necessidade em altas temperaturas e, vamos combinar, todo mundo gosta de um ambiente bem climatizado, não é mesmo?

Uma das mais eficientes, econômicas e tecnológicas opções em climatizadores de ambiente é o ar condicionado inverter. Você conhece? Sabe suas vantagens e desvantagens? Descubra tudo sobre ele logo abaixo!

O que é o ar condicionado inverter?

O ar condicionado inverter usa de uma tecnologia diferente dos ar condicionados tradicionais, oferecendo vantagens para o usuário, o consumo consciente de recursos e o meio ambiente.

Seu funcionamento inverte a frequência responsável pelo controle de velocidade da compressão do ar. Isso significa que quanto menos calor precisa ser retirado do ambiente, menor pode ser a velocidade do compressor.

Outra informação preciosa sobre o ar condicionado inverter é que seu compressor possui um desenvolvimento tecnológico que assegura não haver necessidade de desligamento, o que evita os picos de voltagem, prolongando a vida útil do aparelho e sua necessidade de manutenção.

Por que optar por um ar condicionado inverter?

Assim como qualquer produto, o ar condicionado inverter possui uma série de vantagens e desvantagens a serem analisadas por quem busca a melhor opção de climatização.

Abaixo, selecionamos uma lista de prós e contras para ajudar nessa decisão.

Vantagens

Responsabilidade ecológica

Ao contrário dos ar condicionados comuns, o gás usado no modelo inverter é o R140a, popularmente conhecido como “gás ecológico”, por não agredir a camada de ozônio, além de gerar melhor rendimento e eficácia na climatização.

Estabilidade de temperatura

Ter uma temperatura estável no ambiente é tanto cômodo quanto econômico, já que os picos de energia não acontecem no ar condicionado inverter, oscilando a temperatura dentro do ambiente.

O movimento constante do aparelho, sem o liga/desliga, mantém estável o clima.

Economia

Possivelmente a maior vantagem no comparativo, os números são impressionantes!

A economia proporcionada por um ar condicionado do tipo inverter é 60% em comparação aos aparelhos convencionais.

Por se manter estável, em funcionamento a uma velocidade reduzida e constante, o consumo de energia cai vertiginosamente.

Ruído

Muitos ar condicionados, por possuírem um sistema que carece de ligar/desligar o compressor para estabilização da temperatura, acabam causando ruído que pode atrapalhar no ambiente para dormir ou tirar o foco de concentração para trabalhar.

Desvantagens

Manutenção

A tecnologia avançada desse tipo de aparelho se vê também nos seus componentes, contendo peças eletrônicas, que demandam certo tipo de especialista para avaliar e um custo mais alto que o comum em caso de reposição e manutenção.

Custo

Pela economia oferecida e a tecnologia avançada, o ar condicionado inverter possui um custo mais elevado do que os aparelhos convencionais.

O investimento é equilibrado com a economia na conta e a manutenção mais esporádica.

Dentre as opções disponíveis no mercado, o ar condicionado inverter é uma das mais vantajosas e com certeza um produto adequado a todos os tipos de necessidade.

Economia, consciência ecológica e vida útil são seus diferenciais, e valem ser levados em consideração na hora de decidir qual tipo de equipamento adquirir.

leia também: Diferença entre ar condicionado split e inverter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CAPTCHA