Você conhece os tipos de instalação elétrica

Se você pensa em construção, uma das primeiras coisas que pode vir à sua mente é a instalação elétrica, por ser uma das partes mais importantes no funcionamento de um projeto elétrico. 

As instalações elétricas podem ser residenciais/prediais, comerciais e industriais. Cada uma possui suas especificações e tipo de voltagem. Descubra tudo sobre as instalações elétricas a seguir.

O que é uma instalação elétrica?

Pode-se dizer que a instalação elétrica é o conjunto de componentes que leva a corrente elétrica até os mais diversos pontos dentro de um ambiente, entre tomadas e lâmpadas.

Ela é composta de cabos, fios e acessórios que fazem a ponte entre a fonte geradora de energia e o ponto em que a carga elétrica é executada. 

Quais são os tipos de instalação elétrica?

As instalações elétricas são pensadas a partir do tipo de consumo e demanda de cada construção. 

Residencial/predial

São as instalações mais básicas, alimentando tomadas e interruptores.

O transformador leva tensões de 110v ou 220v, conforme a necessidade da habitação. O consumo é calculado por kWh consumido.

Comercial

É um tipo de instalação muito semelhante à residencial, com um número maior de componentes e uma abrangência um pouco maior, para aguentar a demanda de corrente de expositores, máquinas leves, geradores em caso de falta e outros. 

O consumo também é semelhante ao residencial, dependendo do tamanho e maquinário utilizados, podendo necessitar outras demandas potenciais e um cálculo mais complexo.

Industrial

São instalações complexas, que possuem outros tipos de sistema de medição, e que precisam ser muito bem projetadas por técnicos e engenheiros para garantir o abastecimento adequado, sem perda de voltagem e desperdício de energia.

Qualquer desajuste em instalações industriais pode colocar muitas vidas em risco e causar estragos enormes, por se tratar de uma demanda de altas tensões. As medidas de segurança devem ser extremas e contar com cálculos e profunda análise de riscos. 

Classificação das instalações elétricas

Existem três formas de classificar as instalações elétricas:

Tensão reduzida ou extra baixa

A instalação elétrica de tensão reduzida opera com corrente elétrica contínua até 75V. Em alguns casos, funciona em corrente alternada menor ou igual a 50V.

Baixa tensão

A instalação elétrica de baixa tensão opera com corrente elétrica contínua entre 75V e 1500V. Em corrente alternada, opera de 50V a 1000V.

Alta tensão

Instalações de alta tensão excedem os valores determinados pela baixa tensão e podem atingir centenas de kV, conforme a demanda necessária.

Como definir a melhor instalação elétrica

O tipo de estabelecimento ajuda a definir o tipo de instalação e a classificação necessária para o com funcionamento.

É de suma importância contar com profissionais da área, com empresas especializadas para garantir segurança e economia na hora de construir ou reformar uma residência, de adquirir um estabelecimento comercial ou entrar para o ramo industrial. 

A instalação elétrica feita corretamente e com responsabilidade, garante um baixo risco de acidentes com choques, sobrecargas e ainda evita desperdício de energia, gerando economia na conta e um melhor aproveitamento do recurso elétrico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CAPTCHA