Você já se perguntou como os geradores de energia funcionam

A noção das pessoas sobre como os geradores de energia funcionam costuma ser pouco ampla. A maioria delas só associa essa ideia ao fato dos hospitais e indústrias possuírem geradores para continuarem em funcionamento em caso de queda de energia.

Apesar dessa associação estar correta, os geradores de energia também estão sendo utilizados nas residências hoje em dia. Através deles, a energia continua em funcionamento com a utilização de um motor, convertendo a energia mecânica em energia elétrica.

Mas então, como isso acontece? Como os geradores de energia funcionam, enfim? Esse artigo vai te ajudar a entender como tudo isso ocorre.

Como os geradores de energia funcionam?

Em resumo, os geradores de energia convertem a energia mecânica e energia elétrica. Para que isso seja possível, o gerador de energia depende de indução eletromagnética.

Um dos tipos de geradores mais conhecidos é o dínamo, que converte a energia mecânica que há na rotação do eixo.

Isso faz a intensidade do campo magnético oscilar, o que leva à indução da tensão nos terminais que possui.

Desse modo, quando estão suscetíveis a cargas, leva à circulação da energia.

Os geradores disponíveis no mercado

Existem no mercado diferentes tipos de geradores de energia à disposição. São diferentes modelos e diferentes potências, e você pode optar por aquele que se ajuste melhor à sua necessidade.

Para fazer a conversão da energia mecânica em energia elétrica, você pode escolher entre esses tipos de geradores:

Os motores elétricos também são semelhantes aos geradores, mas fazem a conversão oposta: convertem a energia elétrica em energia mecânica.

Geradores de energia convencionais

Os modelos mais convencionais funcionam assim: um imã é utilizado para gerar o campo magnético.

É isso que faz duas bobinas girarem em direções opostas. Esse processo é chamado de indução eletromagnética, e é o que distribui a energia que é gerada para o abastecimento local.

A potência de um gerador pode variar de 10kVA a até 2500 kVA, e é essa potência que define o uso recomendado de um gerador de energia. Os geradores de maior potência são recomendados para fábricas e indústrias.

Esses equipamentos que foram criados para a geração de energia podem ser também classificados em categorias, sendo essas: gerador de indução, gerador de corrente contínua, gerador síncrono e motor.

É muito importante saber exatamente quais as necessidades que cada um deles atende antes de tomar a decisão de comprar algum dos modelos.

Outros tipos de geradores

Há também outros tipos de geradores: aqueles que são movidos a gasolina ou diesel, e portanto tem um funcionamento diferente para poder gerar energia.

O funcionamento desse tipo de gerador é por meio da combustão que é gerada no motor.

São geradores que utilizam também a conversão da energia mecânica em energia elétrica, e também fazem uso dos imãs e bobinas citados anteriormente, mas as diferenças estão na forma em que esses geradores a gasolina ou a diesel são alimentados.

Os geradores a gasolina e a diesel podem ter um melhor custo benefício, mas é preciso fazer uma comparação sábia.

O preço do gerador à gasolina, por exemplo, é inferior, mas isso se dá ao fato de ter uma potência menor.

Já o gerador movido a diesel é mais caro, mas tem maior potência.

Vale a pena comprar um gerador?

Os geradores são bastante práticos, seja no uso ou na manutenção, que costuma ser rápida.

Considerando que uma queda de energia pode durar minutos, horas ou até dias, é sempre uma boa vantagem contar com energia reserva.

Por esse motivo não só vale a pena adquirir um, como os geradores são indicados para todo tipo de lugar, e não apenas para empresas ou indústrias.

Pode facilitar muito a vida de quem possui, evitar prejuízos e amenizar os aborrecimentos da falta de energia.

Quer entender ainda mais sobre geradores? Confira esse artigo sobre os benefícios de um gerador de energia que certamente vai sanar ainda mais dúvidas que tenha sobre esse equipamento tão importante.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CAPTCHA