Você sabe quais são os tipos de geradores de energia?

 

Você sabe quais são os tipos de geradores de energia

Quando o assunto é gerador de energia, muita gente não sabe que existem diversos tipos disponíveis no mercado, voltados para necessidades em diversos cenários.

Com a instabilidade da rede elétrica, um problema conhecido no país, os geradores têm se tornado recursos de extrema importância, principalmente em ambientes comerciais, condomínios e estabelecimentos que oferecem serviços essenciais, como hospitais, mercados, farmácias, postos de saúde e muitos outros.

Para saber mais sobre os tipos de geradores de energia, siga a leitura.

Gerador Mecânico

Pode-se dizer que o gerador mecânico é um dos mais populares dentre as possibilidades.

Esse é o gerador que se utiliza da energia mecânica para transformá-la em energia elétrica, como acontece, por exemplo, em alternadores de veículos automotores, como carros e motocicletas.

As usinas hidrelétricas também utilizam de geradores mecânicos para produzir energia elétrica, pois a partir do movimento das turbinas movimentadas pela água é possível a produção de energia elétrica em grande escala.

Gerador Químico

Aposto que você já usou muitos geradores químicos sem saber que os estava usando.

É o caso de pilhas e baterias, que possuem em si substâncias que causam reações químicas, gerando liberação de energia elétrica. Também são muito comuns, mas possuem vida útil geralmente curta em comparação com outros geradores.

Gerador Térmico

Geradores térmicos são aqueles que usam da calorimetria para a produção de energia elétrica.

Um bom exemplo de gerador térmico são as turbinas a vapor. É também a partir de energia térmica que grandes embarcações geram eletricidade durante suas viagens. Geradores térmicos estão diretamente ligados à queima de componentes como combustíveis e madeira, por exemplo.

Geradores eólico e solar

Respectivamente, usam fenômenos da natureza como o vento e o sol para produção de energia.

O gerador eólico é autossustentável, pois utiliza apenas o vento que movimenta suas hélices para girar as turbinas que captam e convertem a energia eólica em elétrica.

O gerador solar utiliza placas solares que captam os raios do sol e os convertem em energia elétrica.

Ambos são geradores com custos superiores por serem recursos geradores sem custo de matéria-prima. Por essa razão, são geradores de custo elevado, superior a outros e que demandam uma infraestrutura maior e preparada para esse tipo de recurso.

Geradores à combustíveis fósseis

Existem três tipos principais de geradores à combustíveis fósseis.

Gerador à gasolina

Esse tipo de gerador tem um custo mais baixo e geralmente corresponde a um gerador portátil. Possui um consumo moderado de combustível, visto que só são acionados em caso de instabilidade ou falta de energia elétrica.

Em caso de uso contínuo, outras versões representam maior economia.

Gerador à gás

Geradores à gás podem utilizar-se de gás natural ou gás de aterros sanitários para serem convertidos em energia elétrica. Assim, são opções sustentáveis e econômicas para grandes empreendimentos como fábricas, indústrias, aeroportos, shoppings, entre outros.

É um gerador de alta eficiência de menor custo que outras opções disponíveis no mercado.

Gerador à diesel

Esses geradores são considerados os de melhor custo-benefício do mercado, com alta rentabilidade e vida útil bastante longa.

São conhecidos por sua resistência, principalmente em comparação aos geradores movidos a gasolina. O consumo costuma ser menor, assim como as chances de quebras ou falhas. De qualquer forma, é importante manter sempre a manutenção frequente e em dia para certificar melhor resultado e prolongação máxima em uso contínuo.

Agora que você já sabe quais são os tipos de geradores de energia, pode tomar uma decisão consciente de qual se adequa melhor às suas necessidades.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *