Como saber a temperatura ideal de um ambiente de trabalho?

temperatira ambiente de trabalho

É um fato sabido e comprovado que a temperatura em um ambiente está diretamente ligada ao rendimento das pessoas que o ocupam.

Um ambiente profissional confortavelmente climatizado certamente renderá profissionais mais bem dispostos e aptos a executar as suas funções com maior eficiência.

Mas como saber qual a temperatura ideal de um ambiente de trabalho?

Essa discussão sobre qual é a temperatura ideal muitas vezes acontece entre os próprios funcionários do local de trabalho, cada um dando o seu palpite sobre a melhor temperatura para o ar condicionado.

Algumas pessoas são mais calorentas e por isso gostam da temperatura mais baixa, enquanto outras não gostam de sentir frio, e com isso muitas vezes é difícil que todos cheguem a um acordo sobre qual é a temperatura mais confortável para o ambiente de trabalho.

Mas afinal, será que existe uma única temperatura ideal para um ambiente de trabalho? Como isso pode prejudicar a produtividade, ou muitas vezes até mesmo a saúde de um funcionário?

A temperatura indicada para um ambiente de trabalho

Felizmente existe uma norma nacional que regulamenta a temperatura ideal de um ambiente de trabalho, encerrando essa discussão.

O Ministério do Trabalho determina que a temperatura adequada de um ambiente de trabalho é entre 20 a 23 graus, mantendo a umidade relativa acima dos 40%.

Essa norma foi criada visando o bem estar fisiológico e psicológico dos funcionários que habitam o ambiente de trabalho, e deve ser atendida por empresas de qualquer setor, exceto aquelas que dependam de alta ou baixa temperatura para executar algum serviço específico. Caso seja descumprida, a empresa poderá sofrer punições.

É importante ressaltar que investir no bem estar dos funcionários é investir na própria empresa, já que o trabalho é muito mais funcional e eficiente quando executado por pessoas saudáveis, confortáveis e bem dispostas.

O ideal é tentar criar um ambiente que esteja confortável para todos os funcionários, respeitando a temperatura entre 20 e 24 graus, considerando sempre também a estação do ano.

Em qual temperatura manter o ar condicionado no ambiente de trabalho?

Cientificamente, é comprovado que o corpo se sente confortável em uma temperatura de 23 graus. Entretanto, algumas pessoas gostam de ambientes mais gelados e preferem o ar condicionado mantendo uma temperatura de 17 graus.

O ideal é manter uma temperatura média que seja confortável para todos, sem prejudicar as pessoas que sentem mais frio.

Além de ser uma temperatura baixa e desconfortável para muitas pessoas, a temperatura mínima aumenta o gasto em energia elétrica, força mais o aparelho e pode congelar ou entupir partes do ar condicionado.

Quando esse tipo de problema acontece, a qualidade do ar é reduzida, e isso pode causar problemas à saúde de quem está respirando neste ambiente. Sendo assim, manter a temperatura em torno dos 23 graus irá proteger o seu aparelho e a saúde dos funcionários.

Como a temperatura pode afetar a produtividade em um ambiente de trabalho?

A temperatura do local onde uma pessoa está inserida pode influenciar diretamente a sua capacidade de produzir, e isso reflete na qualidade do seu trabalho e rendimento.

Se você está em um lugar desconfortável, com o seu corpo afetado pelo calor ou pelo frio, é claro que esse stress irá prejudicar as suas funções e resultados.

Por isso, prezar pelo bom senso é sempre necessário para um ambiente confortável, arejado e saudável.

Nem muito gelado e nem muito calor proporciona um ambiente de conforto, sem temperaturas extremas, o que evita também possíveis desentendimentos entre os profissionais que disputam o controle do ar condicionado.

Invista em um aparelho de qualidade e esteja sempre atento à temperatura ideal de um ambiente de trabalho, proporcionando dessa forma um local agradável para os seus funcionários e visitantes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *