Como é feita a manutenção de transformadores?

Como é feita a manutenção de transformadores

A manutenção assegura as boas condições operacionais de um transformador, garantindo a eficiência desses equipamentos por mais tempo. Mas você sabe como é feita a manutenção de transformadores?

Os transformadores transferem energia elétrica entre um circuito e outro, mantendo a mesma frequência, variando geralmente os valores de corrente e tensão.

A transferência dessa energia vem com perdas que estão relacionadas à construção do transformador, ao seu modo de funcionamento e à manutenção realizada.

O transformador, como se sabe, é uma máquina de extrema importância para o funcionamento ideal da rede elétrica, seja ele a óleo, a seco, aéreo ou qualquer outro modelo de transformador.

Além disso, os transformadores são também essenciais para o suprimento de eletricidade em empresas, comércios, conjuntos residenciais e indústrias de qualquer porte.

Com essa importância, o processo regular de inspeção e manutenção de transformadores é essencial para que imprevistos e prejuízos sejam evitados.

Mas quais são as manutenções disponíveis para um transformador? De qual manutenção eles precisam?

Tipos de manutenção de transformadores

Para evitar corrigir problemas com o seu equipamento e consequentemente ter que lidar com a interrupção do fornecimento de energia, resultando em perdas e possíveis acidentes, fique atento nos três tipos de manutenção disponíveis para transformadores.

Manutenção Preditiva

Essa manutenção faz a análise dos componentes do transformador e a sua termografia. Também é realizada uma inspeção, ultrassom e testes do transformador.

Sendo assim, é possível fazer uma análise completa das condições gerais de um transformador sem ter que paralisar o seu funcionamento.

Manutenção Preventiva

A manutenção preventiva é similar à manutenção preditiva.

Em ambas o profissional utiliza o relatório das condições gerais de um transformador, e na manutenção preventiva, essas informações servem para programar a sua manutenção, reduzindo assim o tempo necessário de pausa do fornecimento de energia.

Manutenção corretiva

Esse tipo de manutenção de transformadores é para quando já existe uma situação de emergência, com algum defeito ou acidente com o transformador. Isso geralmente acontece quando não foi feito um plano de monitoramento e outros tipos de manutenção.

É um imprevisto que gera maior prejuízo, porque implica em deixar o transformador sem funcionamento por mais tempo, até que o profissional possa identificar e corrigir o problema.

Manutenção interna

Em situações onde o profissional tem dificuldade de detectar o problema, é possível que o transformador precise ser desmontado para que a manutenção corretiva seja feita após uma análise minuciosa de identificação do defeito.

Fazendo as manutenções preditivas e preventivas, você evita possíveis falhas e consequentemente prejuízos decorrentes do tempo do transformador em inércia.

É sempre mais vantajoso avaliar periodicamente o estado geral do seu transformador e se precaver contra aborrecimentos e danos.

Esse tipo de serviço de manutenção de transformadores deve ser realizado apenas por profissionais devidamente capacitados para esse tipo de função.

Se esse trabalho for realizado por um profissional desqualificado, o efeito pode ser reverso e você poderá ter grandes prejuízos futuros e ainda correr sérios riscos.

Invista com sabedoria e prolongue a vida útil do seu transformador com a manutenção adequada.

Leia também: Apagão no Amapá – O Drama da População.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *