Por que sua empresa precisa de uma análise de energia?

Por que sua empresa precisa de uma análise de energia

Você sabe o que é uma análise de energia? Entenda mais e saiba porque a sua empresa precisa dela.

A análise de energia costuma ser uma das preocupações de maior importância em grandes empresas e indústrias. Mais da metade das empresas no Brasil que utilizam a energia elétrica como fonte principal de funcionamento são prejudicadas significativamente com interrupções no serviço de eletricidade.

Uma das formas mais eficazes de evitar essas interrupções e consequentemente os danos que elas causam é adotar medidas de eficiência energética, como análise de energia. Isso vai ajudar a não apenas administrar, mas também reduzir os custos que vem com o aumento de tarifas elétricas.

Mas o que é análise de energia?

A análise de energia mede a qualidade dessa energia elétrica, garantindo assim a segurança e a eficiência do fornecimento elétrico da sua empresa ou indústria, qualquer que seja o ramo ou porte.

A análise de energia também é útil para o parâmetro elétrico, possibilitando assim que seja mais fácil identificar problemas e anomalias que possam interferir no bom funcionamento da rede elétrica.

Qual é a importância da análise de energia para a sua empresa?

Se um gestor ou administrador não dá a importância necessária para a energia elétrica da sua empresa, as consequências e os prejuízos podem ser grandes. A análise de energia deveria ser vista como um dos pontos principais de produtividade e funcionamento de uma empresa.

Além de precaver problemas causados por quedas no sistema elétrico e os prejuízos no bolso, a análise de energia ajuda o responsável por uma empresa a tomar decisões sobre questões pontuais que podem maximizar o aproveitamento da energia elétrica.

Como os dados pertinentes e demais apontamentos são coletados, a qualidade do sistema elétrico aumenta, já que quaisquer problemas são diagnosticados e resolvidos para a melhora da eficiência energética.

1) Falha de energia

Ocorre quando existe perda total ou parada dos sistemas de fornecimento de energia elétrica.

Pode ser causada devido condições meteorológicas como raios e relâmpagos que atinjam a rede, super-demanda ou por queda no sistemas de linhas elétricas etc.

2) Picos de tensão

Nomeados como surtos de energia, ocorrem quando a alta tensão a curto prazo, atinge 110%.

Isso pode acontecer devido a interferências elétricas, como curtos circuitos, e envia tensões de linhas para níveis maiores que 6.000 volts.

3. Subtensão e sobretensão

No caso da sub tensão, a tensão de linha é reduzida por períodos prolongados, de poucos minutos a dias.

Neste caso, acontece frequentemente durante o verão, quando o uso de ar condicionado favorece a existência de picos no consumo de energia.

Os principais problemas de energia em uma empresa podem ser evitados se a análise de energia estiver em dia.

É isso que irá indicar quais equipamentos devem ser utilizados para a elevação da eficácia energética, como manutenções necessárias para melhor funcionamento de equipamentos e mais.

Por que contratar um serviço profissional de análise de energia para a minha empresa?

Agora que você já sabe que a análise da qualidade de energia é de extrema importância e interesse de empresas e indústrias, precisa também saber que essa prestação de serviço deve ser feita por uma empresa profissional, de forma padronizada e especializada.

É muito importante contratar profissionais de uma empresa consolidada, com uma boa equipe de profissionais treinados e qualificados, com experiência em equipamentos relacionados à energia elétrica.

Além de fazer a análise de energia, uma empresa devidamente especializada irá identificar problemas e identificar prejuízos futuros que possam ocorrer, ajudando na prevenção.

Invista de forma sábia, para que a análise de energia esteja sempre em dia na sua empresa, evitando assim futuras dores de cabeça.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *